top of page

Especialidades

Orientação

Dedico-me ao atendimento clínico baseado na abordagem da terapia cognitiva comportamental de crianças, adolescentes e adultos, colocando-me à disposição para cuidar, compreender e testemunhar a história de vida de cada paciente.

Terapia cognitivo-comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em si, é uma terapia educativa, ou seja, durante o processo terapêutico, o paciente irá aprender não somente conceitos importantes, mas, a identificar e nomear seus comportamentos, pensamentos e sentimentos. O conhecimento é uma ferramenta de extrema importância para a reestruturação cognitiva e regulação das emoções.

Psicoterapia

A psicoterapia é o processo de autoconhecimento realizado com o auxílio de um Psicólogo onde o principal objetivo é tratar eventuais sintomas e questões emocionais. Busca ajudar o indivíduo a ampliar a consciência sobre si mesmo e a desenvolver recursos para lidar com questões internas e resolver conflitos emocionais que incapacitam ou geram sofrimento e comportamentos que trazem danos à saúde, aos relacionamentos e a carreira profissional.

Minha Abordagem

A Terapia Cognitiva Comportamental, também conhecida como TCC, é uma terapia que prioriza a construção de um relacionamento baseado em empatia e confiança entre psicólogo e paciente, também chamada como aliança terapêutica, contribui para bons resultados.
Essa abordagem se propõe a ajudar o paciente identificando nele padrões de pensamentos, crenças e hábitos disfuncionais que, por sua vez, têm influência negativa em seus comportamentos e suas emoções. Após reconhecer esses padrões, o terapeuta pode auxiliar a pessoa e encontrar novas possibilidades de pensamentos para lidar de forma mais assertiva com as situações.


A TCC incorpora diversas estratégias voltadas para alterar o pensamento, o humor e o comportamento do paciente. Como cada caso é único, as técnicas podem ser variadas, dependendo da necessidade pessoal, gerando assim melhores resultados. Além disso, a participação do paciente é ativa durante todo o processo, desde a definição de objetivos e no empenho da realização dos planos de ação.
Quando pensamento, emoção e comportamento estão em equilíbrio, é muito mais fácil agir de forma consciente e sem prejuízos. Para isso, é preciso saber distinguir os sentimentos da própria realidade, entendendo como um influencia o outro e avaliando de forma crítica a veracidade de nossos pensamentos automáticos.

thumbnail_image2.jpg
Minha Abordgem

© 2022 por Amanda Gomes

bottom of page